quarta-feira, 21 de março de 2012

IV ENCONTRO DE TEATRO

O Encontro de Teatro Amador de Macedo de Cavaleiros realiza-se na última semana de Março com o pretexto de comemorar o dia internacional de Teatro. Faz parte do plano de atividades da AJAM e visa promover a partilha de experiências artísticas entre as coletividades região que se dedicam às artes performativas.

As portas do CC de Macedo de Cavaleiros abrem-se para acolher os novos projetos da AJAM e dos grupos convidados, recebendo do público, para além das palmas, géneros alimentares que posteriormente serão distribuídos pelas famílias carenciadas do Concelho.

A ideia partiu de um membro da Direcção da colectividade e recebeu a aprovação do Município. Cada espectador entrega o que as suas possibilidades ou a sua sensibilidade o permitir, posteriormente serão organizados cabazes para que as crianças da AJAM possam distribuir pelas famílias carenciadas em articulação com a Rede Social de Macedo de Cavaleiros.

Em 2009, partilharam o palco do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, o Gêtêpêpê – Grupo de Teatro da Paróquia de Perafita e o TEPO de Pombal de Ansiães. Em 2010, A Associação Cultural Comédias do Minho e em 2011, a AJAM convidou o TEF – Teatro Experimental Flaviense e o projecto de teatro Escolar do Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz – Chacim.
Para 2012 vão subir ao palco as produções das diferentes seções da AJAM, o projeto de teatro Escolar do Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz – Chacim e os Grupos de Teatro e Dança da Escola Secundária Emídio Garcia – Bragança.
No âmbito do Encontro está patente ao público na Biblioteca Municipal a exposição de “Máscaras e Mascaretos Fluorescentes”.
O Encontro está assim ordenado:
No dia 30 de Março às 21.00 (Sexta-feira) “Contos de Encantar” com os AJAMINHOS e AJAMITOS, às 21.45 o Grupo de Teatro Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz com a peça “Viva o Teatro”.
No dia 31, às 21.00 – “A Morte do Imperador” um projecto que integra os Grupos de Teatro e de dança da Escola Secundária Emídio Garcia. Pelas 21.45 sobe ao palco a peça “Damião – Criado de dois patrões com o Grupo adulto AJAM
A AJAM nasceu Outubro de 2004, depois de um curso de Teatro promovido pelo Município de Macedo de Cavaleiros em 2003. Desde essa data, a edilidade atribui uma verba à colectividade, que tem permitido a manutenção de uma Coordenação Artística.
A AJAM desenvolve a sua actividade como uma efectiva “Escola de Artes” legitimada com 4 grupos ativos: Os AJAMINHOS A 4-6 Anos (11 elementos), Os AJAMINHOS B 6-9 Anos (10 elementos) OS AJAMITOS 8-12 Anos (10 elementos) e o GRUPO DE TEATRO AJAM 18-60 Anos (12 Elementos). Desenvolve as mais diversificadas actividades, desde a moda à animação e à prestação de serviços na área da ocupação de tempos livres.