A AJAM – Associação Juvenil dos Artistas Macedenses, conforme consta nos seus estatutos, tem por objectivos “Fomentar o espírito cultural junto da população jovem realizando actividades culturais e artísticas”
A ideia ganhou forma posteriormente ao 1º Curso de Teatro ministrado por Acácio Pradinhos e promovido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (em 2003/2004) que mobilizou 42 pessoas de diferentes idades e gerou o projecto teatral “Bodas de lata”. Terminado o curso os formandos, maioritariamente jovens, manifestaram interesse em formalizar um grupo de aficionados pelas actividades artísticas.
A Câmara Municipal disponibilizou apoio logístico para obtenção da personalidade jurídica e ajuda financeira para a manutenção de um Director Artístico. Durante o processo de constituição da associação, que viu os seus estatutos publicados em Diário da República em 18 de Novembro de 2004 no Nº271 III Série, o grupo preparou um segundo projecto “No Reino de Ajam – A lenda do teatro negro” que foi apresentado ao público em Janeiro de 2005. Foi o ponto de partida para a 2ª digressão por algumas freguesias do Concelho e posteriormente pelos bons auditórios existentes nas sedes de concelho (Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela e Vila Real) o que legitima o âmbito regional da AJAM.
Posteriormente surgiu o núcleo infanto-juvenil, as apostas na moda e no humor, os festivais de teatro, os cavaleiros da paródia, as galas de humor, etc, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário